logo-design_03
Design

5 dicas arrasadoras para o design do seu logotipo

0 451

Criar um logotipo é simples né? Pense novamente. Há muito mais na elaboração de uma identidade visual do que apenas colocar um nome com uma fonte bonita seguida de uma imagem vetorizada. o Design de logotipo está em alta, e tem uma razão para isso – um logotipo é apenas a primeira impressão da empresa, que pode afetar a percepção da marca do cliente, as decisões de compra e a atitude geral em direção ao seu produto.

Vivemos em uma sociedade repleta de logotipos e marcas por todos os lugares. Até crianças que mal sabem escrever já reconhecem marcas nas prateleiras dos supermercados ou em outdoors e são capazes de deduzir o que a empresa vende apenas visualizando o seu logotipo.

Para aqueles que estão prestes a embarcar em uma jornada de design, ou acham que é hora de aprender um pouco mais sobre branding, selecionamos algumas dicas arrasadoras para o design do seu logotipo.

 

1- Seja único e criativo

Um logotipo é o que ajuda a distinguir a sua marca dos seus concorrentes, por isso, é importante que a sua imagem se destaque do resto – algo que muitas marcas lutam contra.

“A imitação é a melhor forma de elogio” muitas pessoas dizem. Porém não é verdade, você deve sempre pensar fora da caixa e tentar criar algo novo e totalmente diferente de tudo o que há hoje no mercado. Parece uma tarefa impossível e na maioria das vezes é, pois com tantas marcas espalhadas pelo mundo, fica realmente difícil de ser diferente e inovador, porém isso deve estar na sua mente sempre que iniciar um projeto novo de branding.

É tentador jogar apenas um ícone da indústria na página, mas é importante pensar de forma criativa. “O logotipo da Mercedes não é um carro. O logotipo da Virgin Atlantic não é um avião. O logotipo da Apple não é um computador”

 

2 – Entenda a marca

Sim, um logotipo é uma imagem, mas também é uma introdução a uma marca. O logotipo deve atingir um público específico e ao projetar, você deve manter isso em mente. Anote o que você pensa sobre a marca; talvez até mesmo criar um quadro de humor com imagens que você lembra da ideologia da marca. – procure sites de logotipos para inspiração, mas lembre-se não confira inspiração com cópia, é bom ter uma base para começar o seu design, porém é mais importante lembrar que você deve ser único e criativo.

No briefing você deve fazer algumas perguntas como: Quais são os produtos do meu cliente? A empresa é mais tradicional ou mais inovadora? O público-alvo tem qual faixa etária? Do que os consumidores desse produto gostam? – e assim por diante. Faça muitas perguntas antes de começar o design, e quanto mais respostas, mais objetivo fica o que será necessário para a desenvoltura do seu design.

Mais do que tudo, saiba o que significa o seu logotipo. Cada logotipo tem algum tipo de história, cheia de significado e propósito. Pegue a Apple, por exemplo – o fruto está faltando um “byte”. Ou Wikipedia, um mundo inacabado de peças do quebra-cabeças cobertos com grafias de diferentes sistemas de escrita. Ambos os logotipos são simples, mas têm um toque que acrescentou na ideologia da marca.

apple-wikipedia

Uma vez que o seu logotipo é o DNA da marca, a definição honesta e criativa dele deve ser fundamental para o sucesso do seu branding.

 

3- A cor é fundamental

cores

Ao tomar a personalidade da marca em conta, você tem que pensar em todos os aspectos da imagem. As cores brilhantes e ousadas podem chamar a atenção de alguém, mas também poderia parecer ofensivo; tons suaves exalam sofisticação, mas podem ser esquecidos. Cada cor tem uma implicação diferente e pode trazer impasses para sua mensagem – não cair na armadilha de transmitir a mensagem errada por causa de uma simples pincelada é fundamental.

Existem vários artigos e livros que falam sobre a “Psicologia das Cores” e isso deve ser considerado quando você for escolher as cores para o seu logotipo. Seguem abaixo algumas dicas de cores:

  • Vermelho: energético, sexy, ousado
  • Laranja: criativo, amigável, jovem
  • Amarelo: iluminado, inventivo, otimista
  • Verde: crescimento, orgânico, instrutivo
  • Azul: profissional, médico, tranquilo, de confiança
  • Roxo: espiritual, sábio, evocativo
  • Preto: credível e poderoso
  • Branco: simples, limpo, puro
  • Rosa: diversão e Glamour
  • Marrom: rural, histórico, constante

 

4- Mantenha-o fácil e flexível

É importante ter uma combinação equilibrada de simples e peculiar – você quer que seu logotipo seja interessante, mas você não quer que alguém tenha que sentar e analisar o logotipo. Um bom exemplo é o logotipo da FedEx, um logotipo simples com uma sinalização. A imagem utiliza o espaço negativo para criar uma seta que conota velocidade, precisão e direção. Além disso, a empresa muda a cor do “Ex”, a fim de classificar o tipo de transporte. A Amazon também usa apenas o seu nome, mas também refere-se ao seu inventário como um todo utilizando apenas uma pequena seta apontando de A → Z.

fedex-amazon

Na era digital, onde logos aparecerão em vários dispositivos e em mídias sociais, você deve projetar algo que transcende o papel. É preciso olhar grande em diferentes contextos, trabalhar para aplicativos, ícones, avatares e impressos, e deve ser flexível no tamanho. Tome Adidas, marca que incorpora o mesmo conceito de três barras paralelas em todos os seus projetos. As mudanças visuais ligeiramente dependentes de onde você irá vê-lo, mas sempre contém componentes semelhantes.

adidas-logos

 

5 – Use recursos on-line

Há um vasto mar de informações on-line para aqueles que precisam de um pouco de inspiração, colaboração ou assistência ao projetar um logotipo de uma empresa.

Seguem algumas dicas de sites para você se basear quando for iniciar um projeto novo:

Comentários

comentários

Artigos Relacionados

Mais POPULARES

  • Ouvir música no trabalho aumenta a produtividade

    Ouvir música no trabalho aumenta a produtividade

    Sabe aquele colega que fica de fones de ouvido com um som tocando e, às vezes, nem ouve quando é chamado? Pois é, ele pode estar ganhando muito com isso. Segundo o site CareerBliss, existem diversos benefícios em ouvir música no trabalho. A principal delas é deixar o profissional um pouco mais feliz durante a…

Categorias

Calendário

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« ago    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Siga-Nos

Siga a Central do Designer para conhecer todas as nossas novidades. Tutoriais, inspiração, Dicas e muito mais sobre Arte e Design!

Newsletter